Pular para o conteúdo principal

O que é Geografia?

Post publicado no Facebook pela Professora Maria Adélia de Souza que aqui reproduzimos.

Ando preocupadíssima com o que andam escrevendo, conferenciando e dando entrevistas sobre a Geografia!!! 
Muito preocupante! 
Nossa disciplina tem uma historia riquíssima, mas precisa evoluir com o mundo, com a divisão do trabalho acadêmico e cientifico, com a filosofia da ciência, com a filosofia em geral, com a epistemologia.
Que tal começarmos a debater com rigor sobre isso, antes que acabem de uma vez com essa disciplina, das mais importantes para conhecer a sociedade contemporânea!!!
Como ciência humana e social que é ela tem um objeto de estudo. Precisa ter!!!! Toda ciência tem UM e somente UM objeto de estudo. O nosso é o ESPAÇO GEOGRÁFICO!!!! 
Qual a dificuldade em discutir sobre isso e deixarem de acabar com a nossa disciplina diante de tamanho despreparo, desconhecimento sobre o que seja essa magnífica ciência do espaço humano, da existência humana sobre a superfície da terra, daí decorre seu método de conhecimento!!!!???
Uns dizem que a Geografia é a ciência da localização (Jorge Xavier, nosso colega do Rio de Janeiro em publicação no Globo, 08/03/17)! 
Outros falando da "Geografia Cultural" - nosso colega dando a aula inaugural do curso de mestrado Estudos de Cultura e Território, em Araguaína, TO, (ah! a geografia é unica e não se adjetiva, nem mesmo de humana... como ainda precisamos fazer para que nos compreendam!!!), alega que essa geografia é uma "tendência"...! Tendência???? 
Comento essas informações, pois estão nas redes sociais, aliás aqui no Face!!! Correm mundo!!!
Gostaria de lançar esses debates para que estes colegas nominados e outros tantos pudéssemos talvez organizar uma reunião para aprofundar a questão do método e do que seja a geografia hoje!!!
Gostaria de lançar esses debates para que estes colegas nominados e outros tantos, juntos, pudéssemos talvez organizar uma reunião para aprofundar a questão do método e do que seja a geografia hoje!!!
Como está... fica difícil prosseguir! Estamos sendo liquidados por essa falta de densidade epistemológica, conhecimento disciplinar e discursos antigos e ocos, que temos exibido aqui e ali!
Perguntem aos nossos alunos!
A questão não é de briga pessoal, mas de aprimoramento do conhecimento!
Não se trata, como dizem muitos, segundo fico sabendo, de defender apenas a Geografia que pratico e que como todos sabem, prossigo nos caminhos iniciado por meu grande amigo e mestre Milton Santos. Trata-se de fazer uma geografia séria, profunda, competente, mas sem travestimentos, pois não conseguiremos sem método claro e objetivo dar conta, descrevendo as partes de um todo, cada um de um modo, com um método!
Não conseguiremos lidar com o espaço geográfico - sim com ele e somente ele - travestindo-nos de sociólogos, cientistas políticos, economistas... lidando com a dinâmica dos setores "localizados" no espaço geográfico - é disso que equivocadamente Jorge Xavier trata em seu artigo bem escrito... 
Mas, caríssimas e caríssimos: A GEOGRAFIA CUIDA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, NÃO DO ESTADO, DO URBANISMO, DA GEOMORFOLOGIA, DA CLIMATOLOGIA, DA BIOGEOGRAFIA, DA RENDA DA TERRA, DO LATIFÚNDIO OU SEJA LÁ O QUE FOR!
É AI QUE MORA O PROBLEMA!!!
O mundo mudou e o positivismo insiste em nos influenciar!!!
E, curiosamente, na geografia brasileira, há grupos organizados que giram em torno de grupos lideres de "geografias" (e tem um monte: urbana, industria, energia, população, turismo e toda novidade que as metáforas, discursos e oportunismos intelectuais são capazes de criar e propor em universidades frágeis) como localização", ou outro "Geografia Cultural", o outro "geomorfologia", o outro climatologia, o outro lefebvriano e, assim por diante!
Aqui vai uma provocação ainda maior!!!
É partido politico para ter tendencias, ou clube de futebol - GEOGRAFIA FUTEBOL CLUBE, para agir como torcidas organizadas, em grupos!!! E que detem o poder!!!!
O mundo está complicado demais para não levarmos nossa profissão e nossa escolha disciplinar a sério!!!
A Geografia não é mais uma disciplina dos "conhecimentos gerais" e não conseguirá descrever paisagens e disputar espaço com as imagens do google, os GPS, os SIGs (que não é geografia como muitos pensam), das câmeras fotográficas e de vídeo...
E, já sabemos por ensinamentos de outras disciplinas que a soma das partes não dá o todo, pois este constitui a micro, micro, micro matéria!!!
Por isso o espaço geográfico, espaço da existência humana precisa ser considerado o objeto da geografia uma TOTALIDADE EM MOVIMENTO. E, se não for, discutamos ou apresentem outra proposta!!! Mas não sejamos incompetentes, generalistas, apenas militantes ou levianos!
Desculpem-me colegas, mas ando preocupadíssima...
Estou no final da vida e já terminei minha carreira... logo sou uma ameaça com data marcada...Não se preocupem!
Faço apenas um alerta geral, com meu estilo e modo de ser que muitos conhecem!!!
Não sejamos levianos - alias um alerta aos anti-miltonianos sem sequer conhecer sua obra - não sejamos levianos, por favor!!!
Mas o apelo que faço é de seriedade e ético!!!!
Loucura o que tenho ouvido, visto e assistido!!!
Vergonha!
Ou estarei equivocada e ficando gagá! Pois, corajosa sempre fui!!!

POR FAVOR!!! PENSEMOS JUNTOS!!!
Não é luta livre, mas debate de ideias que temos obrigação de fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te