Bioma. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em:<http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/177582>. Acesso em: 23 de Abril de 2017. |
Bioma
Um bioma é uma ampla região da Terra que contém um clima predominante e tipos específicos de plantas e animais. As florestas, as savanas, os desertos, as estepes, as pradarias e as tundras são exemplos de biomas terrestres. Lagos, rios e mares constituem biomas aquáticos.
Em um bioma, a flora e a fauna apresentam características e aspectos físicos determinantes para a sobrevivência naquele local. Por exemplo, nos biomas de clima semiárido, como a Caatinga brasileira, as plantas têm folhas duras, capazes de armazenar água. Dentro de um mesmo bioma, existem comunidades menores de seres vivos, que interagem entre si e com o meio. Essas comunidades são chamadas de ecossistemas.
Florestas
As árvores são a vegetação predominante nesse bioma. Existem vários tipos de floresta, como a tropical, a temperada e a taiga.
As florestas tropicais ficam próximas à linha do equador. O clima é quente e úmido durante todo o ano. A mata é densa, com plantas de todas as alturas, desde árvores altas até pequenos arbustos. A flora é rica, com grande número de espécies de bromélias e orquídeas, que se prendem ao tronco das árvores. Animais de todo tipo habitam esse bioma, desde grandes mamíferos, como a onça-pintada, até aves de rara beleza, como papagaios e tucanos. No Brasil, a floresta Amazônica e a mata Atlântica são exemplos desse tipo de bioma.
As florestas temperadas são encontradas principalmente no hemisfério norte. Nelas, as árvores perdem as folhas no outono. O clima é temperado, com estações bem definidas, ou seja, o inverno é frio, e o verão, quente. Veados, ursos, linces e esquilos são comuns nesse bioma. A mata de Araucária é às vezes citada como exemplo brasileiro de floresta temperada, mas parece haver uma polêmica em sua classificação. Há os que a classificam dentro da mata Atlântica — para estes, portanto, ela seria parte de uma floresta tropical.
A taiga é encontrada no norte do Alasca, no Canadá, no sul da Groelândia, na Sibéria, em parte da Noruega, na Suécia e na Finlândia. A vegetação predominante é a floresta de coníferas, com árvores em formato de agulha, como os abetos e os pinheiros. O inverno é longo e frio, e o verão, curto e ameno. Linces, lobos, alces e esquilos vivem nesse bioma.
Savanas
Entardecer em uma savana do Quênia, na África. © Digital Vision/Getty Images - Bioma. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/134390>. Acesso em: 23 de Abril de 2017. |
No Brasil, são encontrados três tipos de savana: o Cerrado, na região central do país; a Caatinga, localizada principalmente no Nordeste; e o Pantanal, no Centro-Oeste brasileiro. No Cerrado, o verão é chuvoso, e o inverno, seco. A anta, o tamanduá-bandeira, a ariranha, o lobo-guará e a capivara são alguns dos animais que vivem nesse bioma. A Caatinga caracteriza-se pelas plantas adaptadas ao clima semiárido e à pouca quantidade de água, como os cactos e os mandacarus. A fauna é rica em lagartos, como o calango-verde, e em aves, como a asa-branca e o carcará. O Pantanal é chamado de savana alagada, por causa das inundações frequentes que ali ocorrem. Durante os meses de seca — maio a outubro —, a água dá lugar aos bancos de areia e às pastagens, que voltam a ficar submersos na época das chuvas. Tuiuiús, lobos-guarás e jacarés estão entre as espécies animais que vivem na região. Na flora, ipês, aroeiras e angicos se destacam, além da vegetação flutuante, típica de áreas alagadas, como os aguapés e as salvínias.
Desertos
Caracterizados pelo clima rigorosamente seco, os desertos recebem menos de 250 mililitros de chuva por ano. O maior deserto do mundo, o Saara, localiza-se no norte da África. A vegetação desértica é adaptada ao clima seco, predominando cactos e alguns arbustos. Dromedários, lagartos, cobras, roedores e escorpiões habitam esse bioma.
Estepes e pradarias
As estepes aparecem em geral na faixa de transição entre um deserto e uma floresta. São encontradas principalmente no hemisfério norte, por exemplo, nos Estados Unidos, na Mongólia, na Sibéria, no Tibete, na China e em regiões da Europa. A vegetação é do tipo rasteira. O clima nas estepes é seco, com verões quentes e invernos muito frios — em grandes altitudes a neve nunca derrete. As pradarias também se caracterizam pela vegetação rasteira, com a ocorrência de gramíneas e pequenos arbustos. Na América do Norte, as pradarias se estendem desde o Canadá até as planícies centrais dos Estados; bisões e coiotes vivem nessa região. Na América do Sul, as pradarias são chamadas de pampas ou campos sulinos e aparecem no sul do Brasil e na Argentina, onde o clima é mais úmido. Cachorros-do-mato, veados, tatus, anus-pretos e pica-paus são animais típicos dos pampas gaúchos. Nas pradarias americanas, destaca-se a criação de búfalos; nos pampas, a pecuária bovina movimenta a economia da região.
Tundras
Encontrada nas regiões do extremo norte da Terra, a tundra caracteriza-se pelo clima seco e pelas baixas temperaturas, assim como pela pequena biodiversidade. Musgos, liquens e gramíneas compõem a vegetação predominante. Entre as espécies animais, destacam-se raposas árticas, renas e pássaros migratórios.
Fonte: bioma. In . Enciclopédia Escolar Britannica, 2017. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/bioma/480789>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.
Segue, como complemento para atividades em sala de aula, o mapa dos biomas brasileiros (IBGE).
Deixe seu comentário dizendo se este tipo de conteúdo foi útil para você. 😉
Segue, como complemento para atividades em sala de aula, o mapa dos biomas brasileiros (IBGE).
Deixe seu comentário dizendo se este tipo de conteúdo foi útil para você. 😉
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.