PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA



A preocupação deste livro é a discussão da atual realidade da formação docente para o ensino e a aprendizagem da Geografia como componente curricular. 

Quem poderá, ao defrontar com uma classe, responder às clássicas perguntas. Para que ensinar Geografia? O que ensinar em Geografia? Como ensinar Geografia? Que recursos didáticos selecionar e como utilizá-los? Como estabelecer relações com as demais disciplinas do currículo, considerando que, em princípio, todas elas têm papel significativo na formação de um jovem? Como fazer que o trabalho pedagógico em Geografia contribua para a vida do aluno em suas múltiplas dimensões? 

São questões permanentes que os professores se propõem constantemente e às quais o professor da disciplina precisa responder para si próprio, para seus companheiros de escola e sobretudo, para seus alunos. 

A razão maior deste livro é pôr em questão como a Geografia, componente curricular, pode construir, no processo de formação docente, um saber escolar com base nos conhecimentos geográficos produzidos na academia, nos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos para a escola mediante sua vivência com o espaço geográfico e nos métodos, linguagens e técnicas articuladores de todos esses conhecimentos. Saber esse que, construído, ajude a orientar o aluno nas várias dimensões de sua vida. 

Para Ensinar e Aprender Geografia - Nidia Nacib Pontuschka. et. all. 

Com informações da Livros e Livros fica aqui minha sugestão de leitura para este domingo e início de semana.
Um fraterno abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores da rede pública e privada serão imunizados contra a gripe neste ano

Os continentes

Violência nas escolas não é caso de polícia, afirmam especialistas