A preocupação deste livro é a discussão da atual realidade da formação docente para o ensino e a aprendizagem da Geografia como componente curricular.
Quem poderá, ao defrontar com uma classe, responder às clássicas perguntas. Para que ensinar Geografia? O que ensinar em Geografia? Como ensinar Geografia? Que recursos didáticos selecionar e como utilizá-los? Como estabelecer relações com as demais disciplinas do currículo, considerando que, em princípio, todas elas têm papel significativo na formação de um jovem? Como fazer que o trabalho pedagógico em Geografia contribua para a vida do aluno em suas múltiplas dimensões?
São questões permanentes que os professores se propõem constantemente e às quais o professor da disciplina precisa responder para si próprio, para seus companheiros de escola e sobretudo, para seus alunos.
A razão maior deste livro é pôr em questão como a Geografia, componente curricular, pode construir, no processo de formação docente, um saber escolar com base nos conhecimentos geográficos produzidos na academia, nos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos para a escola mediante sua vivência com o espaço geográfico e nos métodos, linguagens e técnicas articuladores de todos esses conhecimentos. Saber esse que, construído, ajude a orientar o aluno nas várias dimensões de sua vida.
Para Ensinar e Aprender Geografia - Nidia Nacib Pontuschka. et. all.
Com informações da Livros e Livros fica aqui minha sugestão de leitura para este domingo e início de semana.
Um fraterno abraço a todos.
Um fraterno abraço a todos.
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.