Imagem: NASA Goddard Space Flight Center |
Os cientistas da NASA acabam de lançar o mais novo mapa global da Terra à noite desde 2012. Ao estudar Terra à noite, os pesquisadores podem investigar como as cidades se expandem, monitorar a intensidade da luz para estimar o consumo de energia e da atividade econômica, e ajuda na resposta a desastres.
Imagens via satélite da Terra à noite - muitas vezes referida como "luzes da noite" - pode ter sido inicialmente uma curiosidade para o público leigo, mas se tornou uma ferramenta para a investigação fundamental por quase 25 anos. Eles forneceram um quadro amplo, bonito, mostrando como os seres humanos têm, ao redor do mundo, iluminando o planeta apresentando o contraste entre os pontos de luz e a escuridão.
Produzidos a cada década, tais mapas geraram centenas de usos e em várias áreas de estudos, ciências sociais econômico e projetos de investigação ambiental.
Na educação, em especial na Geografia Escolar, há várias possibilidades de uso a partir da análise das imagens geradas. Responder à pergunta: Será que as regiões que mais consomem energia são as mesmas que possuem maior população? Essa seria uma boa questão para se levar para a sala de aula não?
Explicar os motivos de uma possível desproporção entre consumo de energia e quantitativo populacional pode ser tarefa para quem está estudando para o Enem.
Alguma outra sugestão ou dúvida, manifeste-se nos comentários deste blog. Socialize com nossos leitores. 😉
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.