Porque planeta se chama planeta?

Planetas
Imagem: Pixabay

Os gregos denominaram a Terra e alguns outros astros de planetas porque eles notaram que esses astros se movimentavam, ao contrário das estrelas que, aparentemente, eram fixas no céu. Eis porque a palavra planeta quer dizer “viajante” ou “astro errante”;

Esses astros não apresentavam o mesmo brilho das estrelas, pois os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz do Sol.

Os gregos antigos identificaram alguns planetas. Depois, foram descobertos outros que giram em torno do Sol. Por isso, eles são identificados como pertencentes ao Sistema Solar. Para conhecer melhor o Sistema Solar é preciso examinar alguns aspectos de sua organização.

As distâncias entre os corpos celestes

Os planetas vizinhos ficam perto ou longe? Para se ter uma ideia, Vênus, o planeta mais próximo, localiza-se a cerca de 41 milhões de quilômetros da Terra. Como então observar e obter informações sobre corpos celestes tão distantes? Como reunimos hoje os conhecimentos sobre os astros, o Sistema Solar e os planetas vizinhos? Para levar o olho humano tão longe, nas últimas décadas os seres humanos criaram missões tripuladas, como as que pousaram na Lua, estações orbitais, telescópios e sondas espaciais. Estas últimas são naves espaciais não tripuladas que viajam equipadas com aparelhos fotográficos e de transmissão de dados. Sondas, como a Pioneer e a Voyager 1 e 2, por exemplo, viajaram durante anos pelo espaço e fizeram imagens de vários planetas do Sistema Solar.

Com um colega, pesquise sobre um desses instrumentos, tecnologias e missões espaciais, tripuladas ou não, e suas descobertas. Colete e selecione imagens e organize um painel ilustrativo sobre o assunto.

Sobre o Sistema Solar, observe o esquema a seguir.

Sobre o Sistema Solar é bom saber que

• tendo o Sol como referência, a ordem de localização dos oito planetas, do mais próximo ao mais distante do Sol, é a seguinte: 1. Mercúrio, 2. Vênus, 3. Terra, 4. Marte, 5. Júpiter, 6. Saturno, 7. Urano e 8. Netuno. Plutão, atualmente reclassificado como planeta anão, também aparece na ilustração;
• entre esses oito planetas há dois grupos bem distintos:

1. Planetas terrestres, formados pelos quatro mais próximos do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Por isso, também conhecidos como planetas interiores. São chamados de terrestres porque têm uma superfície compacta e rochosa tal como a Terra.

2. Planetas jupiterianos, ou planetas exteriores, mais distantes do Sol: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São chamados assim porque, além de muito grandes, são constituídos por massas de gás, como Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

• o maior de todos os planetas é Júpiter. Se fosse oco, ele comportaria mais de mil Terras em seu interior. Apesar de ser um planeta gasoso, não está descartada a possibilidade de que haja matéria sólida em seu núcleo mais profundo; • três dos planetas terrestres – Vênus, Terra e Marte –, apesar de sólidos, apresentam ao seu redor uma camada gasosa muito volumosa, denominada atmosfera. Já Mercúrio praticamente não tem atmosfera. Por isso, apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, não é o mais quente. Vênus, o segundo mais próximo do Sol, é o mais quente.

A Lua

De todos os astros do Sistema Solar a Lua é o satélite natural mais próximo da Terra, como podemos perceber quase todas as noites. A distância que separa a Lua da Terra é de 384 mil km. Essa longa distância, no entanto, não foi obstáculo para que o homem chegasse até ela. A Lua é o único astro que o homem já visitou. Ao contrário da Terra, na Lua não há uma massa de gases em sua volta (não há atmosfera). Portanto, não há ar.
(Fonte texto: Geografia: um olhar sobre o planeta Terra, 6º ano / Fernanda Padovesi Fonseca... [et al.]. - 1. ed. -- São Paulo: Editora AJS, 2012).

SALA DE AULA

Pesquise sobre outros astros do Sistema Solar. Manifeste suas descobertas nos comentários deste post.

Você tem alguma curiosidade? Deixe sua pergunta nos comentários deste post.