Pular para o conteúdo principal

Sistema Solar, Rotação e Translação


Sistema Solar (representação)

Crédito: NASA
Sistema Solar é o conjunto de corpos celestes que giram em torno do Sol, sob a influência de sua força gravitacional. Estima-se que o sistema tenha se formado há 4,6 bilhões de anos, da condensação de uma nuvem de gases. Localiza-se num braço da Via Láctea, nossa galáxia, a 28 mil anos-luz do centro dela. O Sol é uma estrela média, nascida da poeira resultante da explosão de outra estrela. Composto de hidrogênio e hélio, o Sol deve permanecer ativo por mais 7 bilhões de anos, conforme estimativas dos astrônomos.
Os oito planetas do nosso sistema, por ordem de proximidade do Sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São três os planetas anões: Ceres (no cinturão de asteroides), Eris (além da órbita de Netuno) e Plutão. O sistema solar ainda possui muitos pequenos corpos, que incluem os asteroides do cinturão de asteroides e os corpos da Nuvem de Oort.
Fonte: <almanaque.abril.com.br/materia/sistema-solar>. Acesso em 03/04/2014.

Rotação

O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. Esse movimento é responsável pela sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Translação

O movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre uma órbita - que tem a forma de uma elipse.
O movimento de translação é responsável pelas estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te