Sistema Solar, Rotação e Translação


Sistema Solar (representação)

Crédito: NASA
Sistema Solar é o conjunto de corpos celestes que giram em torno do Sol, sob a influência de sua força gravitacional. Estima-se que o sistema tenha se formado há 4,6 bilhões de anos, da condensação de uma nuvem de gases. Localiza-se num braço da Via Láctea, nossa galáxia, a 28 mil anos-luz do centro dela. O Sol é uma estrela média, nascida da poeira resultante da explosão de outra estrela. Composto de hidrogênio e hélio, o Sol deve permanecer ativo por mais 7 bilhões de anos, conforme estimativas dos astrônomos.
Os oito planetas do nosso sistema, por ordem de proximidade do Sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São três os planetas anões: Ceres (no cinturão de asteroides), Eris (além da órbita de Netuno) e Plutão. O sistema solar ainda possui muitos pequenos corpos, que incluem os asteroides do cinturão de asteroides e os corpos da Nuvem de Oort.
Fonte: <almanaque.abril.com.br/materia/sistema-solar>. Acesso em 03/04/2014.

Rotação

O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas. Esse movimento é responsável pela sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Translação

O movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre uma órbita - que tem a forma de uma elipse.
O movimento de translação é responsável pelas estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os continentes

Os cinco maiores países do mundo