Pular para o conteúdo principal

Esquenta a Guerra Fria




EUA, Reino Unido e França atacam Síria em retaliação a suposto uso de armas químicas por Assad

Foto: reprodução
O presidente americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (13), em conjunto com França e Reino Unido, um "ataque pontual" contra a Síria. Os alvos seriam estabelecimentos onde são produzidas armas químicas em Damasco. A ação se dá em resposta a um suposto ataque químico ocorrido no último final de semana em Douma, cidade síria.

"Que tipo de nação quer se associada ao assassinato em massa de homens, mulheres e crianças inocentes?" pergunta Donald Trump, num recado direto à Rússia que apoia o governo sírio  de Assad. Por esse motivo a embaixada da Rússia nos Estados Unidos teria declarado "Estamos sendo ameaçados. Nós avisamos que ações como essas teriam consequências. Toda a responsabilidade é de Washington, Londres e Paris".

O ataque conjunto dos Estados Unidos, França e Reino Unido atingiu bases de armas químicas na Síria. Segundo o Secretário de Defesa  dos Estados Unidos, James Mattis, novas ações não estão descartadas. As forças armadas dos três países bombardearam múltiplos alvos governamentais durante a operação. Segundo o Pentágono, foram atingidos um centro de pesquisas científicas em Damasco, que seria ligado à produção armas químicas e biológicas, um local de armazenamento de armas químicas a oeste de Homs e outro armazém que também funcionava como importante posto de comando, na mesma região.

Principal aliado do regime sírio, a Rússia divulgou comunicado assinado pelo embaixador nos Estados Unidos, Anatoly Antonov.

"Novamente, estamos sendo ameaçados. Nós já avisamos que ações como esta não ficarão sem consequências. Toda a responsabilidade por elas está com Washington, Londres e Paris."


O presidente da Rússia,Vladimir Putin, condenou o ataque com mísseis liderado pelos Estados Unidos contra a Síria e vai pedir uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, disse o Kremlin neste sábado, em comunicado. Putin afirmou que as ações dos EUA na Síria pioraram a catástrofe humanitária e causaram dor aos civis, além de prejudicar as relações internacionais. O governo russo apoia o regime sírio de Bashar al-Assad.

QUAIS SÃO OS INTERESSES?


O mapa ajuda a entender... saída para o mar Mediterrâneo, limites com Líbano, Israel e Iraque. Proximidade com Arábia Saudita, enfim uma região onde um governo "amigo" interessa à duas potências bélicas EUA e Rússia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te