Pular para o conteúdo principal

A INDÚSTRIA BRASILEIRA



A INDÚSTRIA BRASILEIRA

Você já sabe o que é o PIB, nosso Produto Interno Bruto. A soma da riqueza produzida em todo o país, num período de um ano.

Essa riqueza é produzida pelas diversas atividades que cada pessoa faz, essas atividades estão divididas em setores econômicos. Os setores da economia participam do PIB de forma diferente. Mas o que são os setores econômicos?

A economia é distribuída em diferentes setores, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

A indústria pertence ao chamado setor secundário da economia, pois envolve atividades de transformação. Os chamados produtos industrializados.

Sabe pegar o leite e transformar em queijo, o trigo e produzir o macarrão ou a soja e transformar nos derivados da soja como por exemplo o óleo de soja.

A participação de cada setor econômico em 2016 era distribuída da seguinte forma: agricultura: 5,5% indústria: 18,5% serviços: 76%, ou seja, A ATIVIDADE INDUSTRIAL BRASILEIRA CORRESPONDIA A 18,5% DE TODA A RIQUEZA PRODUZIDA NO PAÍS.

Uma coisa chama a atenção de nossa indústria, ela é bastante diversificada destacando os ramos da metalúrgico, siderúrgico, petroquímico, de papel e celulose, bebidas, alimentos, confecção e calçados. E não para por aí não, as atividades que envolvem alta tecnologia também possui sua importância, com a fabricação de computadores, aviões e até mesmo satélites artificiais.

A pergunta que faço agora é: ONDE SE PRODUZ O QUE SE PRODUZ NO BRASIL? A DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA É DESIGUAL e podemos afirmar que as regiões Sudeste e Sul são as que concentram o maior número de indústrias no território, com destaque para São Paulo, o maior centro financeiro e industrial do Brasil e da América Latina.

Lembra que falei sobre as atividades primárias? Pois é, faz parte das atividades primárias o EXTRATIVISMO, denominação dada à ATIVIDADE ECONÔMICA BASEADA NA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS, VEGETAIS OU ANIMAIS DIRETAMENTE DA NATUREZA, é muito praticado no Brasil.

Podemos ainda dividir o extrativismo no Brasil em duas categorias principais baseadas em suas técnicas, sendo uma desenvolvida por meio de instrumentos simples e técnicas rudimentares. E outra desenvolvida com base em técnicas e equipamentos sofisticados geralmente ocorre em áreas de grandes explorações extrativas.

Essas atividades minerais são muito praticadas no Brasil a exploração de jazidas de minérios principalmente nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso provocam grandes alterações na paisagem a extração de minérios, sobretudo na escavação do solo rochoso é uma atividade econômica que degrada significativamente o ambiente onde morros são dinamitados e transformados em íngremes paredões, conhecidos como pedreiras.

Você sabia que a exploração de petróleo também consiste em uma atividade extrativa. Essa atividade, tem como característica, a utilização de elevada tecnologia, de mão de obra qualificada, além de grande investimento de capital público e privado.

Para aprender mais pesquise textos que falem da economia brasileira. Se for pesquisar na internet, procure sites confiáveis. Na descrição desse vídeo você vai encontrar as fontes pesquisadas e sugestões de leitura. Bons estudos.

Se você gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais se não gostou não faça nada e espere o próximo texto. Um fraterno abraço e até lá.

 Fontes pesquisadas:

Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber: geografia : 7° ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

Dados sobre a economia brasileira: agenciadenoticias.ibge.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te