Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

Júpiter: o grande irmão do sistema Solar

A câmera JunoCam a bordo da missão Juno da NASA está enviando abaixo dados depois da chegada da nave espacial em Júpiter (em 04 de julho). Juno disparou o seu motor principal e colocou-se em órbita em torno do maior habitante do planeta do nosso sistema solar. As primeiras imagens de alta resolução do gigante gasoso Júpiter. Abaixo imagens do planeta ainda a algumas semanas de distância.

Divulgação: NASA


A nova visão foi obtida em 10 de julho de 2016, às 10h30 PDT (13:30 EDT, 05:30 UTC), quando a sonda foi de 2,7 milhões de milhas (4,3 milhões de quilômetros) de Júpiter. A cor da imagem mostra características atmosféricas em Júpiter, incluindo a famosa Grande Mancha Vermelha, e três das quatro maiores luas do planeta maciço - Io, Europa e Ganimedes, da esquerda para a direita na imagem.
Google Apps for Work

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel