Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD

David Harvey - Foto: Wikimedia Commons
David Harvey começou a destacar-se no cenário geográfico já nos anos 1960, com a publicação da obra Explanation In Geography, na qual adotava um discurso mais próximo à Geografia Quantitativa, então em voga na época. Posteriormente, o autor inclinou-se para os estudos urbanos, adotando uma postura marxista mais condizente com a corrente de pensamento que passou a influenciar o pensamento geográfico a partir dos anos 1970, a Geografia Crítica.

Uma de suas premissas básicas é a centralidade da teoria. Para ele, não há uma satisfatória análise do espaço geográfico e das transformações a ele referentes se não há uma base teórica que a sustente. Nesse sentido, um dos objetivos de sua obra é o de compreender o funcionamento e a dinâmica espacial do sistema capitalista e sua função nas relações sociais contemporâneas.

Em sua ideia de espaço, Harvey procura distinguir as concepções de espaço absoluto (cartesiano), espaço relativo (inspirado nas contribuições de Albert Einstein) e o espaço relacional, incorporando elementos filosóficos que se afastam das medições exatas e englobam as relações de possibilidade.
Segue abaixo a relação dos 9 títulos disponíveis para download e, abaixo da lista, o link para baixá-los em PDF:

A PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO

CONDIÇÃO PÓS-MODERNA

O ENIGMA DO CAPITAL

O NEOLIBERALISMO – HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES

O NOVO IMPERIALISMO

OS LIMITES DO CAPITAL

PARA ENTENDER O CAPITAL 1

PARA ENTENDER O CAPITAL 2

PARA ENTENDER O CAPITAL 3

PARA FAZER O DOWNLOAD DAS OBRAS – CLIQUE AQUI!

Fonte: Filosofandoporaiblog - Originalmente publicado em https://filosofandoporaiblog.wordpress.com/2016/12/23/david-harvey-bibliografia-em-pdf/ (Acesso em 10/04/2017).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel