Pular para o conteúdo principal

DAVID HARVEY: 9 LIVROS PARA DOWNLOAD


David Harvey - Foto: Wikimedia Commons
David Harvey começou a destacar-se no cenário geográfico já nos anos 1960, com a publicação da obra Explanation In Geography, na qual adotava um discurso mais próximo à Geografia Quantitativa, então em voga na época. Posteriormente, o autor inclinou-se para os estudos urbanos, adotando uma postura marxista mais condizente com a corrente de pensamento que passou a influenciar o pensamento geográfico a partir dos anos 1970, a Geografia Crítica.

Uma de suas premissas básicas é a centralidade da teoria. Para ele, não há uma satisfatória análise do espaço geográfico e das transformações a ele referentes se não há uma base teórica que a sustente. Nesse sentido, um dos objetivos de sua obra é o de compreender o funcionamento e a dinâmica espacial do sistema capitalista e sua função nas relações sociais contemporâneas.



Em sua ideia de espaço, Harvey procura distinguir as concepções de espaço absoluto (cartesiano), espaço relativo (inspirado nas contribuições de Albert Einstein) e o espaço relacional, incorporando elementos filosóficos que se afastam das medições exatas e englobam as relações de possibilidade.
Segue abaixo a relação dos 9 títulos disponíveis para download e, abaixo da lista, o link para baixá-los em PDF:

A PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO

CONDIÇÃO PÓS-MODERNA

O ENIGMA DO CAPITAL

O NEOLIBERALISMO – HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES

O NOVO IMPERIALISMO

OS LIMITES DO CAPITAL

PARA ENTENDER O CAPITAL 1

PARA ENTENDER O CAPITAL 2

PARA ENTENDER O CAPITAL 3

PARA FAZER O DOWNLOAD DAS OBRAS – CLIQUE AQUI! (O link está fora do ar).

Fonte: Filosofandoporaiblog - Originalmente publicado em https://filosofandoporaiblog.wordpress.com/2016/12/23/david-harvey-bibliografia-em-pdf/ (Acesso em 10/04/2017).

Comentários

Postar um comentário

Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te