Relatório de Campo

Relatório de campo da aluna Emily Carvalho da Escola Básica Municipal Batista Pereira em ocasião de saída de campo interdisciplinar (Geografia e História) realizada no norte e centro da Ilha de Santa Catarina. Segue na íntegra:

clip_image002Escola Básica Municipal Batista Pereira
Disciplina: Geografia
Professor: Santiago Alves de Siqueira
Aluna: Emily Lima Carvalho
Turma: 71

Registro da Saída á Campo: O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina.

No dia 24 de Setembro de 2013, dezessete estudantes da turma 71* da Escola Municipal Batista Pereira fizeram uma saída de estudos sob a regência da professora Milana Lazzaris (História) e do professor Santiago Alves de Siqueira (Geografia) com objetivo de conhecer na prática, temas que já vinham sido abordados em sala.

Ás 8:00hs o grupo já estava animado e depois de relembrar os combinados, finalmente partimos com destino a fazenda de Caiçara localizada na localidade de Ratones.

Fomos bem recebidos por um trabalhador local e ele nos contou um pouco da história da fazenda e da cultura. Fizemos uma pequena trilha e aproveitamos para registrar com fotos e videos um pouquinho da paisagem.

clip_image004

clip_image006

clip_image008

Conversamos sobre curiosidades do local e ainda vimos resquícios deixados pelos escravos.

clip_image010

Também conhecemos uma plantação de alface e conversamos com a moça responsavel pela propriedade e ainda nos ofereceu um exemplar para degustarmos no almoço .

clip_image012

Já em Canasvieiras fomos até a Escola Básica Municipal Virgílio Várzea, onde fomos bem recepcionados, por um profissional da escola e depois nos foi servido um delicioso almoço e sobremesa. Depois da sobremesa tivemos mini palestra com a professora Bianca de Geografia. Ela nos situou sobre o que veríamos no outro período vespertino, que o nome do bairro de Canasvieiras foi alterado e como foi a sua urbanização.

clip_image014

Retornamos ao ônibus para irmos conhecer a praia e uma universitária que nos acompanhou durante a saída, nos deu informações complementares a da professora Bianca.

Finalizando nossa estadia pelos bairros fomos até Jurerê Internacional.  O que mais nos impactou foi a arquitetura das moradias: grandes, estilosas, deixando visível o poder econômico de seus proprietários. A maioria das casas estavam fechadas. Deixando explicito que outras pessoas que não pertencem ao mesmo padrão de vida, não são bem vindas naquele espaço.

É deprimente observar como há poucas pessoas com tanto dinheiro e existem muitas próximas a pobreza.

clip_image016

Depois deste “passeio” a outra realidade, fomos para o centro da cidade de Florianópolis, observar alguns pontos turísticos: catedral metropolitana, Museu, Praça XV....

Foi um dia muito produtivo e prazeroso, o cansaço foi recompensado pela paisagem e pela história de cada lugar visitado.

clip_image018