Pular para o conteúdo principal

Representação do Urbano

Atividade proposta para os alunos do 7° ano (31/10/2013) solicitava: “Desenhe uma cidade imaginária em que, na parte norte, existam rodovias, ferrovias e um aeroporto, entre outras vias de circulação. Já na parte sul, localizam-se uma pequena reserva florestal e um grande lago natural.” Além do desenho os alunos deveriam explicar, de acordo com o que estudaram, em que parte da cidade novas indústrias iriam preferir se instalar? Justificando sua resposta.

Destaco nesta postagem dois desenhos que expressam as diferentes formas como os alunos tentam expressar um acidente geográfico.

Esta atividade pode ser explorada, por exemplo, revisitando com a turma sobre o uso dos símbolos e cores para representação de atividades socioeconômicas de um determinado território.

Imagem (4)
Representação de uma cidade por Emily Lima Carvalho  - 7° ano 2013.

Imagem (3) 
Representação de uma cidade por Christopher Machado Botelho - 7° ano 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Rosa dos ventos

Sabemos que o Sol nem sempre aparece no Leste verdadeiro. Mas, a percepção disso varia conforme o local onde vive o observador. Durante o ano, dependendo do local, a diferença entre o Leste verdadeiro e o lugar onde o Sol aparece é grande e em outros é menor. Se a referência não é fixa, encontrar o Leste e o Oeste é algo que exige mais cuidado. Para tornar mais exata a orientação, entre os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) foram encontradas posições que são uma combinação dos pontos principais. Veja o esquema a seguir, desenvolvido pelos viajantes e introduzido em mapas de navegação, denominado rosa dos ventos. Fonte: Geografia: um olhar sobre o planeta Terra, 6º ano / Fernanda Padovesi Fonseca... [et al.]. -- 1. ed. -- São Paulo: Editora AJS, 2012. -- (Coleção geografia).