Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

Gabarito Avaliação T62 2014

1) Explique, de acordo com o discutido em sala e os textos lidos no livro didático, o que é lugar e por que os lugares são diferentes?
R= Lugar é qualquer ponto na superfície terrestre. Os lugares são diferentes porque cada lugar tem sua produção e reprodução de vida, mas todos os lugares são relacionados.
Resposta retirada da avaliação da aluna Julia Matias.

2) Observe a imagem abaixo e responda se esta imagem trata-se de uma paisagem natural ou antrópica. Justifique sua resposta. Não deixe resposta sem justificativa/explicação.

Brasil. Plantação de Laranja no interior do país.
Plantação de laranja.
Fonte: <http://poderdasfrutas.com/wp-content/uploads/2013/03/Planta%C3%A7%C3%A3o-de-laranja.jpg>. Acesso em 17/03/2014.

R= É paisagem antrópica porque é plantação de laranja, não foi a natureza que plantou foi o homem.
Resposta retirada da avaliação da aluna Amanda Vitória Stürmer

3) O espaço geográfico é o local que a sociedade humana ocupa e transforma para viver. Esse espaço contém diferentes lugares e paisagens, o que significa dizer que ele é constituído de forma indissociável por elementos naturais e por elementos artificiais, além das relações que se estabelecem entre os indivíduos e, também, destes com a natureza para viver. Cite dois exemplos de elementos naturais e dois exemplos de elementos artificiais.

Elementos Naturais: árvores e montanhas.
                                   
Elementos Artificiais: prédios e plantações.
Resposta retirada da avaliação do aluno Carlos Eduardo Sousa da Silva

4) É definida no campo de estudo da Geografia como o domínio do visível; é, portanto, tudo aquilo que vemos e percebemos como diferenciado. Nela estão registradas as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como resultado da dinâmica da natureza e da ação antrópica por meio do seu trabalho, cultura e emoção. O texto refere-se ao conceito de:

(A) Território.
(B) Região.
(C) Lugar.
(D) Paisagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR