Pular para o conteúdo principal

Férias: cinco brincadeiras e experiências científicas pra fazer em casa

ATENÇÃO: Só façam experiências com o acompanhemanto de um adulto.

Fluido não-newtoniano

Brincadeira que faz meleca, mas que diverte crianças de todas as idades. Só é preciso misturar amido de milho, água e corante (opcional). Recomenda-se manter a propoção de 2 copos de água para 1 de amido. A fórmula escorre pela mão quando aberta mas fica bem dura quando pressionada. 

Cores que dançam

Coloque um pouco de leite em um prato aberto e pingue corante alimentício de diferentes cores em variados pontos. Depois, com um palito de dentes, misture uma gotinha do detergente. O resultado é fantástico.

Carta secreta

Faça a tinta secreta misturando três colheres de amido de milho em três copos de água. Aqueça até formar uma calda transparente. Escreva a carta secreta usando um cotonete em um papel marrom (pode ser um saco de pão, uma sacola de papel, um papelão ou papel pardo) e deixe secar. O bilhete vai ficar completamente invisível. Para revelar o segredo, misture 20 gotas de tintura de iodo (é facilmente encontrado em farmácias) em meio copo de água e espalhe sobre o papel. 

Experiência química com um repolho

Coloque uma folha de repolho roxo e um litro e meio de água no liquidificador. Bata bem. Atenção! As crianças devem pedir ajuda a um adulto para mexer no liquidificador. O suco fica bem roxo. Coe e divida em copos transparentes para fazer as experiências. Em um, acrescente limão. No outro, sabão em pó. E, no último, vinagre. Veja o que acontece! Saiba mais aqui

Pote da Calma

Coloque água morna em um pote de vidro que tenha tampa, mas não encha completamente (deixe espaço para agitar o conteúdo). Acrescente três colheres de cola colorida com glitter e misture até que ela se dilua. Acrescente, aos poucos, gotinhas de corante da cor que desejar e purpurina até ficar brilhante e colorido o suficiente. Mais dicas aqui. Vai ficar mais ou menos assim:
pote_da_calma.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - pote_da_calma.jpg
Adriana Franzin - Portal EBC
Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Rosa dos ventos

Sabemos que o Sol nem sempre aparece no Leste verdadeiro. Mas, a percepção disso varia conforme o local onde vive o observador. Durante o ano, dependendo do local, a diferença entre o Leste verdadeiro e o lugar onde o Sol aparece é grande e em outros é menor. Se a referência não é fixa, encontrar o Leste e o Oeste é algo que exige mais cuidado. Para tornar mais exata a orientação, entre os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) foram encontradas posições que são uma combinação dos pontos principais. Veja o esquema a seguir, desenvolvido pelos viajantes e introduzido em mapas de navegação, denominado rosa dos ventos. Fonte: Geografia: um olhar sobre o planeta Terra, 6º ano / Fernanda Padovesi Fonseca... [et al.]. -- 1. ed. -- São Paulo: Editora AJS, 2012. -- (Coleção geografia).