Pular para o conteúdo principal

Começam as inscrições para o vestibular da Unesp



Começam nesta segunda-feira (12) as inscrições para o Vestibular 2017 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Serão ofertadas 7.365 vagas em 173 opções de cursos, distribuídas em unidades localizadas em 23 cidades. Para se inscrever, basta acessar o site da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp), até 10 de outubro. A taxa de inscrição integral é de R$ 170,00.

De acordo com informações da Vunesp, os cerca de 400 mil alunos de último ano do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo poderão se inscrever com desconto de 75% na taxa. Os interessados na redução de 75% deverão procurar a secretaria de sua escola para obter uma senha de acesso à ficha de inscrição com o benefício.

Os candidatos beneficiados pela redução de 50% da taxa já fizeram o pedido até o dia 8 de setembro, pelo site da Vunesp, e devem conferir o resultado na internet a partir do dia 27. A universidade também oferece isenção da taxa, destinada a 7.365 candidatos socioeconomicamente carentes. Os pedidos já foram feitos, e o resultado será divulgado em 4 de outubro, na página da Vunesp.

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

As provas da primeira fase da seleção serão realizadas no dia 13 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). No ano passado, o total foi de 103.694 inscritos no Vestibular Unesp.

Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te