Foi confirmado hoje (02) a suspensão da Venezuela do Mercosul. Os chanceleres dos países fundadores do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos.
A marginalização da Venezuela se desenhava desde que os demais sócios bloquearam, em julho passado, o acesso do país à presidência semestral do Mercosul. Em setembro, os quatro países fundadores decidiram ocupar o posto de forma colegiada e intimaram o governo do presidente Nicolás Maduro a adotar até 1º de dezembro todos os compromissos de adesão. Entre eles, a livre circulação de mercadorias entre os países do Mercosul e a cláusula democrática.
Para governo venezuelano o que está em andamento é uma tentativa de golpe no Mercosul. A ministra venezuelana das Relações Exteriores informou que nos próximos dias vai apresentar provas de irregularidades no secretariado do órgão.
Chanceler Delcy Rodríguez da Venezuela na sexta-feira denunciou o golpe dentro do Mercado Comum do Sul que se destina a executar contra esse país.
Para a chanceler o objetivo é fazer um golpe contra o Mercosul, golpe este em execução quando se acusa a Venezuela de ilegalidades. Afirma Rodríguez que a Venezuela continua sobre a legalidade do sistema e que o país não foi notificado sobre a situação.
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.