Pular para o conteúdo principal

Escolas terão prioridade de acesso à banda larga


O novo presidente da CCT - Comissão de Ciência Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática - senador Otto Alencar, disse que garantir que todas as escolas e universidades públicas tenham acesso à internet banda larga é uma das prioridades da  CCT.

O Brasil, na grande maratona da acessibilidade da informação digital, figura distante da maioria dos países. Só para se ter uma ideia em termos de velocidade da internet o país ainda se encontra em 88º lugar no ranking mundial.

Além de uma velocidade baixa para os padrões da média mundial o país encontra-se na 85ª posição em termos de usuários de banda larga, com 39% de seus usuários com internet banda larga. Essa dado demonstra o quanto o país ainda precisa investir para verdadeiramente democratizar o acesso à internet rápida.

Além de uma velocidade (irritantemente) baixa, a internet brasileira ainda é muito cara. O alto valor se torna ainda mais evidente quando se avalia a (péssima) qualidade do serviço e a renda média do brasileiro.

Levar internet de banda larga para as escolas não pode ser um engodo, apenas para virar propaganda de governo. Habilitar um sinal de 10 megabits para uma escola onde se supõe que o sinal será compartilhado por muitas pessoas ao mesmo tempo não é viável para os propósitos de uma banda larga de internet. Sabemos, todavia, que em muitas escolas já "agraciadas" com a banda larga, essa não ultrapassa 2 megabits e todos sabem que a velocidade contratada raramente é a mesma que as operadoras entregam.

Somos reféns de uma legislação muito benevolente com o grande capital e com as operadoras de internet no Brasil.

E você caro leito, você possui internet de banda larga em sua escola? Conte-nos como é sua relação com esse serviço, utilize os comentários do blog.😎

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te