Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR ONLINE FAZ UMA FALTA

É comum na sala de aula o professor fazer a "chamada" dos alunos e esperar que eles respondam presente para se confirmar que eles estejam fisicamente em sala de aula. Mas numa chamada invertida, uma chamada feita pelos alunos aos professores para saber quem está presente no mundo virtual, se fosse feita uma chamada assim o que você responderia? Presente ou Ausente?

Acreditar que a presença online não é algo necessário hoje em dia para um professor é pensar com a cabeça do século XX, do início do século XX diga-se de passagem.

Fazer parte do universo online é quase que uma necessidade profissional, se você professor quer, de fato, atingir seus alunos e de quebra atingir outros estudantes mundo afora, precisa repensar as formas de se relacionar com o mundo virtual.

Isso não quer dizer que a realidade, em especial do lado de cá da globalização, seja de uma sociedade plenamente conectada, um bom exemplo de que isso está longe de ser verdade é a própria realidade brasileira onde, segundo a ONU, ainda existem cerca de 84 milhões de pessoas offline. Uma realidade que vem mudando ano a ano, em especial pela maior popularidade dos (Smartphone) celulares com acesso à internet.

A presença do professor também no mundo online ganha forte apelo no que se refere à maior possibilidade do profissional compreender onde e como os alunos recebem as informações que, mais cedo ou mais tarde, serão partilhadas no ambiente escolar e no mundo concreto, real.

Conhecer, esse é o caminho para se poder intervir.

Outro aspecto positivo fica por conta das possibilidades pedagógicas que o professor encontra disponível no mundo digital, inclusive o de ampliar as orientações para o bom conteúdo que podem ser dadas aos alunos disponibilizando na internet, por exemplo, contribuições de sua própria autoria ou, num cenário ainda mais positivo, conteúdos produzidos em conjunto entre professores e alunos.

Os blogs, como o Blog da Geografia Escolar, é uma das possibilidades de entrada no mundo virtual. Produzir um blog é mais fácil do que possa parecer e há muitos conteúdos já produzidos na internet falando sobre as vantagens de se criar um blog educativo e como criar seu primeiro blog grátis. Aproveite e faça suas próprias descobertas.

E você professor já teve experiência positiva a partir das relações virtuais com seus alunos? Você possui algum site ou blog? Compartilhe suas experiências com nosso público deixando nos comentários deste Blog suas observações. Vamos socializar? 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te