Pular para o conteúdo principal

Senado lança livros sobre leis que disciplinam educação


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a educação básica são os temas de duas novas publicações do Senado.

A primeira, LDB, traz o texto das duas leis de diretrizes já feitas: a 9.394/1996 e a 4.024/1961. A Lei 9.394/1996 regulamenta o sistema educacional do país, do nível básico ao superior, tanto no âmbito público quanto no privado. Ela reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição, e define as responsabilidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O volume apresenta o texto da LDB anterior (Lei 4.024/1961) pois alguns dos dispositivos não foram revogados pela lei vigente, promulgada há mais de 20 anos. A segunda publicação, Educação Básica, inclui as Leis 9.394/1996 e 4.024/1961 e os dispositivos constitucionais pertinentes ao tema. A obra traz também 20 normas correlatas, entre as quais a Lei 13.415/2017, que alterou a LDB de 1996. A coletânea reúne leis e decretos relacionados ao estudante, ao professor e às instituições.

A versão digital de Educação Básica pode ser baixada gratuitamente. Criada em 2006, a Livraria do Senado, que participa de feiras em várias capitais do país, oferece 358 títulos, dos quais 201 podem ser baixados gratuitamente pela internet nos formatos ePub e PDF. A venda é a preço de custo e não há cobrança de frete. Os livros, por R$ 3 e R$ 6, podem ser comprados pela internet ou na loja localizada na Gráfica do Senado.

Para comprar: • http://bit.ly/livroLDB • http://bit.ly/livroEducacaoBasica

Fonte: Jornal do Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te