Os elementos dos mapas


Quais são os elementos centrais (ou estruturais) que compõem um mapa? O que sempre está presente numa representação desse tipo? O que não pode faltar em um mapa?

Há vários elementos em um mapa, o título, a legenda, a escala são apenas alguns deles. Neste artigo vamos falar dos elementos que compõe um mapa a a importância de cada um deles.

A projeção cartográfica e a escala cartográfica

Tanto a  projeção cartográfica como a escala cartográfica são técnicas para estabelecer relações com as medidas e a forma da Terra: um mapa que vai ser desenhado numa folha de papel pequena e plana deve ter relações controladas com as medidas e a forma esférica da Terra. Nesse processo distorções sempre vão ocorrer, o trabalho com as projeções é tentar resolver, ou pelo menos, minimizar essas distorções.

A escala cartográfica busca manter a relação entre o que foi desenhado (cartografado) e o tamanho real.

Outros elementos são importantes na confecção dos mapas e aqui destacamos:

Título: deve anunciar o tema representado, no qual, se necessário, é incluído o nome do lugar representado. 

Toponímia: em muitos mapas pode ser necessário indicar nomes próprios para identificar serras, cidades, países, regiões, continentes, oceanos e outros elementos. A palavra toponímia vem do grego: tópos (lugar) + ónoma (nome). De certo modo podemos considerar que a toponímia é uma espécie de legenda, pois ela identifica os lugares representados no mapa. Mas isso não é consenso e por isso definimos aqui o que é a legenda.

Legenda: elemento que tem a função de esclarecer diretamente a linguagem cartográfica, traduzindo-a para a linguagem verbal.

Você consegue identificar no mapa abaixo elementos que não foram citados no texto? Você acha que esses elementos que você encontrou são também indispensáveis em qualquer mapa?


Então se um mapa não tiver um desses elementos ele não pode ser considerado mapa? Essa é uma boa discussão para se fazer em sala de aula.

Não deixe de manifestar sua opinião aqui neste post. O que você acha?

Postar um comentário

0 Comentários