Pular para o conteúdo principal

SEMAGEO 2018 na UFSC




A 39ª SEMAGEO - Semana de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina - que terá como tema central "Do lugar ao mundo: a prática profissional em Geografia" irá acontecer nos dias 21, 22, 23 e 26 de maio de 2018.

O evento acontece no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Agende-se e participe deste importante momento para a Geografia em Santa Catarina.

Programação*


21/05 Segunda-feira
Manhã
  • 8:00 – Credenciamento; Abertura da exposição fotográfica “Movimento Interfaces Pedagógica em Florianópolis” com o tema “Cidade e Campo: memória, lugar e paisagem.” – com café de integração.
  • 10:00 – Abertura oficial do evento com mesa composta pelas entidades convidadas.
  • 10:15 – Conferência de abertura – A formação e a profissionalização em Geografia – debates contemporâneos. Prof. Dr. Nelson Rego (UFRGS) Mediadora: Licenciada em Geografia Renata Brückmann Gomes Machado.
Tarde
  • 13:30 – Espaços de Diálogo e Práticas (EDPs) – espaços para apresentação e discussão de pesquisa, extensão e práticas de ensino. Esse espaço receberá trabalhos acadêmicos, metodologias e reflexões escolares, que serão apresentados de diversas formas.
  • 13:30 – Oficinas e Minicursos
Noite
19:00 – Conferência: Cartografias e Sociedade: a cartografia social e a geografia.
Profª Drª Ana Maria Lima Daou (UFRJ) Mediador: Prof. Dr. Nazareno José de Campos (UFSC)
22/05 Terça-feira
Manhã
  • 08:30 – Oficinas e minicursos.
Tarde
  • 13:30 – Oficinas e Minicursos
Noite
  • 19:00 – Mesa de debate – O Campo como espaço da memória, lugar e paisagem – reflexões geográficas sobre o papel do geógrafo. Participantes: Prof. Dr. Jorge Ramon Montenegro Gomez (UFPR); Prof. Dr. Danilo Piccolli Neto (UFSC), Mediador: Estudante de Geografia Mateus Engel Voigt (UFSC).
23/05 Quarta-feira
Manhã
  • 8:30 – Mesa de debate – Formação docente: reflexões e desafios na relação Escola e Universidade. Participantes: Prof. Dr. Nestor André Kaercher (UFRGS); Prof. Msc. Márcio Marchi (Colégio de Aplicação/UFSC). Mediadora: Estudante de Geografia Barbara Cibele de Cezaro Eberhardt.
  • 10:00 Café solidário.
  • 10:30 – Mesa de debate – A cartografia e as geotecnologias como elementos de inovação na prática geográfica. Participantes: Prof. Msc. João Quoos (IFSC). Geógrafo e Doutorando em Geografia José Maurício de Camargo (APROGEO). Mediadora: Profª Drª Rosemy Nascimento (UFSC)
Tarde
  • 13:30 – Espaços de Diálogo e Práticas (EDPs) – espaços para apresentação e discussão de pesquisa, extensão e práticas de ensino. Esse espaço receberá trabalhos acadêmicos, metodologias e reflexões escolares, que serão apresentados de diversas formas.
  • 13:30 – Oficinas e Minicursos
Noite
  • 19:00 – Mesa de debate – A Cidade como espaço da memória, lugar e paisagem – reflexões geográficas sobre o papel do geógrafo. Participantes: Profª Drª. Vania Alves Martins Chaigar (FURG); Prof. Dr. Elson Manoel Pereira. Mediador: Prof. Dr. Orlando Ferretti (UFSC).
  • 21:00 – Confraternização
26/05 Sábado
  • 07:30 Trabalhos de campo em Geografia
Datas Importantes:
  • A partir de 03 de abril 2018 inscrição para participar do evento e inscrições de trabalhos nos Espaços de Diálogo e Práticas;
  • Inscrição para oferecimento de Oficinas e Minicursos; lançamento de livros e revistas (devem encaminhar email a coordenação do evento).
  • 30 de abril 2018 – Encerramento das inscrições de trabalhos para Espaços de Diálogos e oferecimento de Oficinas e Minicursos.
  • 15 de maio de 2018 – Resultado final da avaliação por parte da Comissão Científica dos trabalhos para Espaços de Diálogo e Práticas.
* Com informações da página oficial do evento <http://39semageo.paginas.ufsc.br/2018/04/02/programacao-completa-da-39a-semageo/> Acesso em 25/04/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te