Pular para o conteúdo principal

Minicurso sobre os livros didáticos



Nos dias 21, 22, 23 e 26 de maio de 2018 acontece a 39ª Semana de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Este ano com o tema "Do lugar ao mundo: a prática profissional em Geografia".
A Semana de Geografia vai oferecer aos interessados Oficinas e Minicursos (veja a lista no link http://39semageo.paginas.ufsc.br/) no período da manhã ou a tarde.
São 25 oficinas e minicursos oferecidos. Iniciam no sábado dia 19, depois na segunda dia 21, terça-feira 22, quarta-feira 23 e sábado dia 26 de maio. A inscrição para as oficinas e minicursos da 39ª Semageo é independente da inscrição no evento.
A Semageo também realizará palestras e mesas de debate. A programação e a Inscrição no evento estão na página http://39semageo.paginas.ufsc.br
Se você já fez a inscrição geral no evento faça também nas oficinas e minicursos. As vagas são limitadas.
Uma das possibilidades é a realização da oficina
As geografias ocultas do livro didático: PNLD, editoras, avaliações e erros nos conteúdos sobre Santa Catariana. Ministrante: Giséle Neves Maciel.

Ementa: O Funcionamento do Programa Nacional do Livro Didático, o mercado editorial e as mudanças nas avaliações e nos Guias dos livros. Constatação e problematização da presença de erros nos conteúdos de Geografia de Santa Catariana. 20 vagas.   Terça-feira (22) 13h30 às 17h30 h.  Local: Sala de Usos Múltiplos da Pós-Graduação em Geografia, Prédio C do CFH, segundo piso.
*Com informações da http://39semageo.paginas.ufsc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Rosa dos ventos

Sabemos que o Sol nem sempre aparece no Leste verdadeiro. Mas, a percepção disso varia conforme o local onde vive o observador. Durante o ano, dependendo do local, a diferença entre o Leste verdadeiro e o lugar onde o Sol aparece é grande e em outros é menor. Se a referência não é fixa, encontrar o Leste e o Oeste é algo que exige mais cuidado. Para tornar mais exata a orientação, entre os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) foram encontradas posições que são uma combinação dos pontos principais. Veja o esquema a seguir, desenvolvido pelos viajantes e introduzido em mapas de navegação, denominado rosa dos ventos. Fonte: Geografia: um olhar sobre o planeta Terra, 6º ano / Fernanda Padovesi Fonseca... [et al.]. -- 1. ed. -- São Paulo: Editora AJS, 2012. -- (Coleção geografia).