Pular para o conteúdo principal

Anarriê! Será esse nosso Brasil agrário?


Anarriê, sala de aula.

Recebi um convite que me causou estranhamento. O recado da imagem acima me causou espanto não pelo fato da "festa junina" estar acontecendo em julho. Nem mesmo pelo fato de que a escola (espaço público) venderá comidas (ação capitalista) para os pais. Certo, eu sei que isso é "praxe" e que várias justificativas poderiam ser dadas em defesa do comércio em escola pública, mesmo assim, respeitando as opiniões em contrário, prefiro neste momento, continuar defendendo uma outra escola.




Voltando ao convite o que salta aos olhos é o fato dos alunos terem que comparecer a caráter, vestidos de "jeca". Minha dúvida: qual é a representação, para uma criança em formação, se "transformar" de forma estereotipada em jeca? O quê ou quem é o jeca? O que ele representa ou o que querem que ele represente?
Fonte: https://updatesaude.files.wordpress.com/2014/04/jeca-tatuzinho2.jpg

Será esse nosso Brasil agrário? É importante refletir sobre as representações desse Brasil rural inclusive, as influências francesas destas festividades juninas. Lembram do Anarriê? (do francês en arrière).

São possibilidades de novas aprendizagens (re)descobrir nosso Brasil rural, discutir movimentos sociais sem terra, reforma agrária, agronegócio, influência das culturas indígenas, europeias e africanas em nossa alimentação (lembre do bilhete: "A APP venderá comidas típicas"), música e idioma, por exemplo, o termo Caipira vem do tupi Ka'apir ou Kaa - pira, que significa "cortador de mato". 

Vejo possibilidades de trabalho interdisciplinar entre Geografia, História, Matemática, Português e Artes a partir da analise do contexto da figura do Jeca Tatu e sua construção em um Brasil do século XX que se pretendia moderno e, claro, aproveitar o momento e a oportunidade para uma bela confraternização festiva.


Algumas referências que poderiam ser discutidas com os alunos nestes períodos juninos.


A tradução do Jeca Tatu por Mazzaropi: um caipira no descompasso do samba. Disponível em <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/04/11-A-tradu%C3%A7%C3%A3o-do-Jeca-Tatu-por-Mazzaropi.pdf> Acesso em 21/07/2015.

Cultura Caipira. Disponível em <http://culturacaipira.webnode.com.br/aoutrafacedojeca>. Acesso em 21/07/2015.

Jeca Tatu. Disponível em <http://www.infoescola.com/biografias/jeca-tatu/>. Acesso em 21/07/2015.

Anarriê, alavantú, balancê: matutês de festa junina é, na verdade, francês. Disponível em <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/06/650133-anarrie+alavantu+balance+matutes+de+festa+junina+e+na+verdade+frances.html>. Acesso em 21/07/2015.

Obs.: Este post foi originalmente publicado em julho 21, 2015 no site do Professor Santiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te