Em 01 de agosto de 2013 era realizada na Escola Básica Municipal Batista Pereira no Ribeirão da Ilha, distrito de Florianópolis/SC a aula inaugural da Sala Milton Santos uma sala ambiente voltada para a aprendizagem da Geografia Escolar (hoje entendo que a sala ambiente ajuda os alunos a compreender, com a geografia, o espaço em que vivem).
Milton Santos foi um geógrafo brasileiro destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970, influenciou e continua influenciado profissionais da área da geografia, urbanismo e arquitetura. Sendo fonte na formação de profissionais geógrafos e professores de geografia a sala ambiente da escola Batista Pereira recebe o nome de Sala Milton Santos a esse importante e reconhecido geógrafo brasileiro.
Na ocasião da inauguração da Sala Milton Santos, reconhecida por Geosala Milton Santos, o professor Santiago Siqueira, professor de Geografia da Escola, promoveu e ministrou a aula inaugural com a presença da diretora da escola (2013) Simone Vargas e vários outros profissionais da unidade de ensino, bem como da presença dos alunos da turma de 7° ano daquela data.
No ano seguinte, a escola que era organizada de forma que cada sala de aula era referência de uma determinada turma onde os professores se direcionavam para essas salas de acordo com o tempo das aulas, passou a ser organizada por salas ambientes, onde cada área do conhecimento constrói, a partir de uma sala de aula, espaços de aprendizagens voltados para suas respectivas áreas.
Com a saída do professor Santigo para dar continuidade à sua formação profissional/acadêmica a sala Milton Santos foi trocada lugar devido a uma necessidade de organização administrativa da escola continuando, contudo, com a mesma perspectiva de trabalho, ou seja, ser uma referência para os estudantes e demais professores nas aprendizagens com a Geografia.
A ideia inicia, defendida pelo professor Santiago, é que a sala ambiente fosse um espaço de referência de aprendizagem, onde o aluno pudesse, aos ventos de suas necessidades, procurar a sala ambiente adequada ao tema ou objeto de estudo ao qual ele se dispôs a investigar e aprender. Esse conceito de sala ambiente ainda não se configurou no ambiente escolar da Batista Pereira (2019), mas a perspectiva é que consigamos caminhar, enquanto escola, nessa direção e, nesse sentido, qualificar ainda mais os espaços de aprendizagens da escola.
Um grande "nó" que atualmente dificulta colocar em prática outras possibilidades de atuação pedagógica com as salas ambientes é o grande número de alunos que, atualmente, a escola atende. Isso inviabiliza, pro exemplo, que haja espaços alternativos de aprendizagens ou espaços pedagógicos multidisciplinares.
Abaixo algumas imagens da aula inaugural.
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.