Localizando o Brasil

Localizando o Brasil
Aproximadamente 93% do território brasileiro está localizado no Hemisfério Sul do planeta. O restante, 7%, localiza-se no Hemisfério Norte, ou seja, uma pequena porção está ao norte da linha do equador. O território brasileiro encontra-se inteiramente à oeste do Meridiano de Greenwich, o que faz dele um país pertencente ao Hemisfério Ocidental da Terra. Situado na porção sul do continente americano, o Brasil faz limite com quase todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador. Veja o mapa ao lado:

Limite é a linha que determina e separa os domínios de dois ou mais territórios, como de um país, estado ou município, podendo ser um marco natural (rio, montanha) ou um marco artificial, construído pelo ser humano (rua, estrada, obelisco). Os limites podem, ainda, não ter nenhuma marcação, sendo linhas imaginárias. Os limites também podem ser encontrados por meio de coordenadas geográficas. Nos mapas, eles são representados por linhas que demarcam a área dos territórios.

As fronteiras
Toda vez que nos referirmos à fronteira, estamos mencionando uma faixa, ou seja, uma zona do território, geralmente habitada, que se estende ao longo da linha do limite. No mapa abaixo, estão representados os países que fazem fronteira com o Brasil. Observe a extensão do limite terrestre do litoral brasileiro e também a extensão dos limites do Brasil com cada país vizinho.



RESPONDA ESTAS QUESTÕES

1. Qual é mais extenso, a fronteira terrestre ou o litoral brasileiro?

2. Com qual dos países o Brasil tem a fronteira mais extensa?


Fonte: Torrezani, Neiva Camargo   Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Países-Membros da ONU

Mapas mundi para usos múltiplos

Os cinco maiores países do mundo