Empresa canadense deve extrair 150 toneladas de ouro do Brasil

Extração de ouro no Rio Xingu será tema de debate

A possibilidade de extração de ouro pela empresa canadense Belo Sun, no Rio Xingu, perto da Hidrelétrica de Belo Monte, será discutida em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA). 

Reportagem do Fantástico, da Rede Globo, veiculada em 19 de junho preocupou Telmário Mota (PDT-RR), autor do requerimento para o debate. 

Segundo a reportagem, a empresa espera extrair 150 toneladas de ouro em 17 anos e já está se instalando na região. No processo de mineração, conforme o Fantástico, a empresa usará cianeto, substância tóxica e prejudicial ao meio ambiente, e produzirá rejeitos em volume superior ao armazenado na barragem que se rompeu em Mariana (MG). 
Telmário quer saber quais são os benefícios e os riscos do empreendimento. Ele também quer que sejam analisados os impactos para as cidades próximas e para a biodiversidade. Ele sugere que sejam convidados representantes da Belo Sun, do Ibama, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Funai e da Procuradora-Geral da República, além de especialistas.

Fonte: Jornal do Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura

Violência nas escolas não é caso de polícia, afirmam especialistas