Pular para o conteúdo principal

[Para Discutir] Turismo Sustentável

Vista parcial da cidade histórica de Pirenópolis-GO / Foto: Lilian Knapp - CC0 Public Domain

A ONU (Organização das Nações Unidas) através da Organização Mundial do Turismo (OMT), uma de suas agências, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. 

A relevância econômica do atividade do turismo para a economia dos países é notória. Dados da ONU apontam que um em cada 11 empregos no mundo são gerados pelo turismo. Além disso, o setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Para além das questões econômicas, uma ação de apoio ao turismo sustentável ajudaria muitos países no combate a formas perversas de exploração turísticas, entre outras, o turismo sexual.

Essa declaração da OMT poderá possibilitar maior destaque do potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outras ações decorrentes de uma atividade turística sustentável.

Contudo, somente a declaração da OMT não é suficiente. É preciso estimular a adoção de políticas públicas para o setor e promover avanços em questões de cunho ambiental, como o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o fortalecimento do turismo entre suas metas. 

O anúncio oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável está previsto para acontecer no dia 18 de janeiro, na Espanha.

Em Sala de Aula

A escola deve desempenhar um papel importante nesse contexto, especialmente escolas situadas em municípios com potencial turístico. Há muitos municípios brasileiros, especialmente onde as cidades são menores que o turismo já se apresenta como uma importante atividade econômica, mas a falta de estrutura e de uma política voltada para a sustentabilidade da atividade turística direciona para que, a médio ou longo prazo, essa atividade seja insustentável.

Discutir ações para uma prática turística sustentável no ambiente escolar é oportunizar uma aprendizagem significativa aos alunos que vivenciam, em seus lugares de pertencimento, as consequências de turismo, seus bônus e seus ônus.

Repensar a atividade turística na perspectiva da sustentabilidade é promover a inclusão de uma maior parcela da população em uma importante atividade econômica buscando maximizar os benefícios para todos e mitigar seus problemas.

Se você já fez ou conhece algum trabalho sobre turismo em sua cidade, se você conhece algum projeto ligado ao turismo sustentável fale dele nos comentários do site. Terei um grande prazer um receber sua contribuição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te