Nova Anã Marrom é descoberta

Imagem
Nova anã marrom é encontrada pela NASA através de um projeto de astronomia amadora.
A Nasa mantém vários projetos e um deles é formalmente conhecido como WISEA J110125.95 + 540.052,8. O nome é estranho, parece mais uma senha boa para redes sociais, mas trata-se de um projeto onde voluntários ajudam na descoberta de novos corpos celestes.
Rosa Castro terapeuta durante o dia e astrônoma amador, se juntou ao projeto de ciência cidadã Backyard Worlds: Planet 9, financiado pela NASA (esse do nome estranho). Em sua casa, de noite, terminou seu jantar, abriu seu laptop, e descobriu um novo objeto que não era nem planeta nem estrela.  Ela iria se tornar um dos quatro voluntários para ajudar a identificar primeira anã marrom do projeto mantido pela Nasa.
Tem cerca de duas décadas desde que os pesquisadores descobriram as primeiras anãs marrons, e que a comunidade científica abriu os olhos para esta nova classe de objetos entre estrelas e planetas.
Embora sejam tão comum como estrelas e forma …

[Para Discutir] Turismo Sustentável

Vista parcial da cidade histórica de Pirenópolis-GO / Foto: Lilian Knapp - CC0 Public Domain

A ONU (Organização das Nações Unidas) através da Organização Mundial do Turismo (OMT), uma de suas agências, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. 

A relevância econômica do atividade do turismo para a economia dos países é notória. Dados da ONU apontam que um em cada 11 empregos no mundo são gerados pelo turismo. Além disso, o setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Para além das questões econômicas, uma ação de apoio ao turismo sustentável ajudaria muitos países no combate a formas perversas de exploração turísticas, entre outras, o turismo sexual.

Essa declaração da OMT poderá possibilitar maior destaque do potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outras ações decorrentes de uma atividade turística sustentável.

Contudo, somente a declaração da OMT não é suficiente. É preciso estimular a adoção de políticas públicas para o setor e promover avanços em questões de cunho ambiental, como o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o fortalecimento do turismo entre suas metas. 

O anúncio oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável está previsto para acontecer no dia 18 de janeiro, na Espanha.

Em Sala de Aula

A escola deve desempenhar um papel importante nesse contexto, especialmente escolas situadas em municípios com potencial turístico. Há muitos municípios brasileiros, especialmente onde as cidades são menores que o turismo já se apresenta como uma importante atividade econômica, mas a falta de estrutura e de uma política voltada para a sustentabilidade da atividade turística direciona para que, a médio ou longo prazo, essa atividade seja insustentável.

Discutir ações para uma prática turística sustentável no ambiente escolar é oportunizar uma aprendizagem significativa aos alunos que vivenciam, em seus lugares de pertencimento, as consequências de turismo, seus bônus e seus ônus.

Repensar a atividade turística na perspectiva da sustentabilidade é promover a inclusão de uma maior parcela da população em uma importante atividade econômica buscando maximizar os benefícios para todos e mitigar seus problemas.

Se você já fez ou conhece algum trabalho sobre turismo em sua cidade, se você conhece algum projeto ligado ao turismo sustentável fale dele nos comentários do site. Terei um grande prazer um receber sua contribuição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corrente exagera ao comparar remunerações de professores e políticos

Nota da CNTE contra a BNCC

O desenvolvimento do Sahel