Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

Reunião urgente do Mercosul vai discutir situação da Venezuela


A Argentina convocou os chanceleres do Brasil, do Paraguai e do Uruguai para uma reunião urgente, no sábado, em Buenos Aires. Os quatro países fundadores do Mercosul vão discutir a situação da Venezuela, que se agravou depois que o Superior Tribunal de Justiça decidiu assumir as funções do parlamento.

Esse é mais um capítulo na escalada da crise institucional venezuelana, que foi motivo de uma reunião na terça-feira na sede da OEA, Organização dos Estados Americanos, em Washington.

Antes desse encontro, na semana passada, o Brasil e outros treze países tinham assinado um comunicado pedindo ao presidente Nicolas Maduro que libere os políticos da oposição presos. O documento também pedia a convocação das eleições para governador, que foram indefinidamente adiadas no ano passado.

A Venezuela já foi suspensa do Mercosul, por não ter incorporado as normas necessárias para fazer parte do bloco.

O líder opositor venezuelano Henrique Capriles se reuniu nesta sexta-feira com o secretário-geral da OEA, o uruguaio Luis Almagro, para pedir nova reunião. O próprio Almagro defende a suspensão da Venezuela da OEA por considerar que o governo desrespeita as instituições democráticas.

A oposição convocou o povo às ruas. Mas, na Venezuela, a surpresa foi a declaração da procuradora-geral da República, Luisa Ortega, que era considerada pelos opositores uma aliada do governo. Ela disse que a decisão do Superior Tribunal de Justiça representa uma ruptura na ordem constitucional e que ela tem a obrigação de expressar a sua preocupação aos venezuelanos.

O Superior Tribunal já tinha anulado diversas decisões do parlamento, alegando que o Legislativo está em desacato. O motivo do desacato seria a decisão de dar posse a três deputados cuja eleição em dezembro de 2015 foi questionada pela Justiça.

Nessa eleição, a oposição conquistou a maioria parlamentar pela primeira vez em 18 anos de governos chavistas. Apesar de ignorar as decisões do Legislativo, o Judiciário jamais tinha assumido para si o controle do Parlamento.

Fonte: EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR