Pular para o conteúdo principal

SEJA UM DOADOR

Mudança no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é criticada na CDH


Em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (7), professores, bolsistas e especialistas criticaram a modificação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), lamentou que o Ministério da Educação não estivesse presente no debate.

O Pibid é uma política pública de formação de professores instituída há dez anos. Em outubro, o governo anunciou sua substituição pelo Programa Nacional de Residência Pedagógica. Presente na audiência, o representante dos bolsistas, Wesley Gomes, considerou o novo programa um retrocesso.

— Um direito inalienável de cada cidadão e cidadã brasileiro. E se ela é um direito, ela não pode ser ignorada, não pode ser destruída por simples lâminas de powerpoint — afirmou.

A deputada Polyana Gama (PPS-SP) ressaltou que a qualidade da educação depende de qualificação e valorização dos professores. E quer saber o porquê da extinção do Pibid.

— Nós queremos ouvir do governo que aí está qual é a avaliação que eles têm a respeito do Pibid? Porque, então, de repente, mudar a maneira como é feito o Pibid? O que se identificou? — questionou.

André Lemes, secretário interino de Educação da cidade gaúcha de Rio Grande, ao adotar novo programa de formação de professores sem discutir com a categoria, o governo quer “amordaçar” a educação.

— Se o Ministério da Educação, o Capes, querem qualificar esse processo, que o façam. Entretanto, isso não se faz sem dialogar com quem está fazendo.

Convidado para a audiência, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, não compareceu, nem enviou representante. O senador Paulo Paim disse que vai convidar o ministro para explicar a extinção do Pibid.

— Eu vou convocar outra reunião e vamos pedir que esteja aqui, de preferência, o ministro. Quem sabe, a gente ache um caminho comum para fortalecer esse belo programa que é o Pibid — assegurou o senador, informando que vai encaminhar cópia da audiência ao ministro da Educação.

Fonte: Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

MUNDO HEMISFÉRIOS PARA COLORIR