O consumismo na infância

Uma discussão importante, diria que importante e necessária dentro do ambiente escolar é sobre o tema consumismo na infância. Consumismo não é a mesma coisa que consumo. Consumismo é a prática de um consumo ilimitado de bens duráveis, especialmente de artigos supérfluos, ou seja, daquilo que na dúvida, não precisamos. Em resumo, é a prática de comprar em demasia.

Engana-se quem pensa que esta é uma atitude presente apenas no comportamento de adultos, pois as crianças e adolescentes também estão expostos e não é exagero afirmar que eles são, inclusive, mais vulneráreis à ações midiáticas que levam as pessoas à prática do consumismo.

Com não é possível fugir de internet e televisão é importante refletir e provocar debate de como a rotina da criança é administrada.

Geralmente distante da supervisão direta de um adulto a criança é constantemente influenciada por apelos de agências de publicidade que buscam criar pseudo-necessidades com o objetivo final de ampliaçâo de práticas de consumismo, onde no caso da infância e adolescência reforça-se um consumismo não apenas material, mas também na forma de hábitos e alimentação.

O diálogo com os menores é fundamental como espaço de orientação e reflexão sobre o consumismo e a escola pode assumir este protagonismo na discussão analítica deste problema que possui desdobramentos econômicos, sociais e ambientais.

Você já desenvolveu alguma atividade em sua escola cujo objetivo foi refletir sobre as práticas do consumismo de nossa sociedade? Fale, nos comentario deste post sobre sua experiência. Socialize!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Países-Membros da ONU

BRASIL: A organização político-administrativa