Pular para o conteúdo principal

O protecionismo estadunidense


O país que defende o liberalismo (para os outros) acaba de reaafirmar o ditado que diz "façam o que digo, mas não façam o que faço". Para os Estados Unidos a política do Estado mínimo só serve se ele (os EUA) tiverem alguma vantagem,, caso contrário o que praticam (sem defender para o resto do mundo) é exatamente um Estado controlador e regulador da economia.

Prova desse Estado mínimo às avesssas é o mais novo pacote de tarifas no valor de US$ 200 bilhões impostas pelos Estados Unidos para a China que entrou em vigor hoje (24) e ameaça aumentar ainda mais a guerra comercial entre ambas as potências.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, há uma semana ordenou a imposição destas tarifas - de 10% no valor de US$ 200 bilhões - a produtos chineses. Não há como negar que Estados Unidos e China estão em ativa guerra comercial e pelas ações do governo americano não existe, no horizonte próximo, uma indicação de que esta política intervencionista e protecionista irá se reverter.

O que tudo indica é que o governo estadunidense não tem intenção de frear as políticas comerciais em relação à China e, claro, a China, atual segunda potência econômica mundial, não irá ficar de braços cruzados observando os movimentos protecionistas daquele que se apresenta como o seu maior rival geopolítico mundial.

O texto que aqui exponho pode ser utilizado como porta de entrada para se discutir em sala de aula as ações estadunidenses no cenário geopolítico mundial e suas consequências para o Brasil.

Caso você tenha algum complemento que possa colaborar com este texto socialize utilizando os comentários deste post. Socialize seus conhecimentos, socializar faz bem! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te