Pular para o conteúdo principal

Confirmado: Terremoto é percebido em toda Cuba


O Centro Nacional de Pesquisa Sismológica informou a ocorrência de um terremoto localizado nas coordenadas 19.34o norte de latitude e a longitude oeste de 78.79o, com uma profundidade de 20,7 quilômetros e magnitude de 7,1 a 123 quilômetros a oeste de Cabo Cruz, na província de Granma.

Isso foi confirmado a especialistas da Juventud Rebelde (via telefone) deste centro localizado em Santiago de Cuba, que acrescentaram que este é o terremoto número 2 do ano atual, que foi sentido em toda Cuba.

Eles acrescentaram que já houve inúmeras réplicas em várias partes do país.

Por sua vez, os Serviços Geológicos dos EUA relatam a magnitude do terremoto em 7,3 e localizam seu epicentro a 130 quilômetros da Baía de Montego, Jamaica, que também foi perceptível nas Bahamas, Ilhas Cayman, Jamaica, Haiti, Honduras e Cuba às 14:10 desta tarde.

Além disso, eles colocam sua profundidade de 134 km em Montego Bay, Jamaica, e afirmam que pode causar outros choques posteriores.

Em Cuba, a perceptez é relatada em Havana, Sancti Spíritus, Guantánamo, Santiago e Granma, até agora. Na capital, Juventud Rebelde entrou em contato com vários alunos da Cujae, que confirmaram que o movimento era perceptível naquele centro estudantil.

Risco de tsunami

A geóloga Christa Von Hillebrant-Andrade, que lidera o programa nacional de tsunami da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), disse que há um risco de tsunami para todos os territórios a 300 quilômetros do epicentro.

"O que eles emitiram é que não representa nenhum risco de tsunami para Porto Rico e ilhas Virgens. Mas há potencial para ameaça de tsunami a todos os pontos a 300 quilômetros do epicentro", disse Hillebrant-Andrade. "Estamos revendo o potencial de impacto em Cuba", disse ele.


Fonte: cuba.cu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te