O Centro Nacional de Pesquisa Sismológica informou a ocorrência de um terremoto localizado nas coordenadas 19.34o norte de latitude e a longitude oeste de 78.79o, com uma profundidade de 20,7 quilômetros e magnitude de 7,1 a 123 quilômetros a oeste de Cabo Cruz, na província de Granma.
Isso foi confirmado a especialistas da Juventud Rebelde (via telefone) deste centro localizado em Santiago de Cuba, que acrescentaram que este é o terremoto número 2 do ano atual, que foi sentido em toda Cuba.
Eles acrescentaram que já houve inúmeras réplicas em várias partes do país.
Por sua vez, os Serviços Geológicos dos EUA relatam a magnitude do terremoto em 7,3 e localizam seu epicentro a 130 quilômetros da Baía de Montego, Jamaica, que também foi perceptível nas Bahamas, Ilhas Cayman, Jamaica, Haiti, Honduras e Cuba às 14:10 desta tarde.
Além disso, eles colocam sua profundidade de 134 km em Montego Bay, Jamaica, e afirmam que pode causar outros choques posteriores.
Risco de tsunami
A geóloga Christa Von Hillebrant-Andrade, que lidera o programa nacional de tsunami da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), disse que há um risco de tsunami para todos os territórios a 300 quilômetros do epicentro.
"O que eles emitiram é que não representa nenhum risco de tsunami para Porto Rico e ilhas Virgens. Mas há potencial para ameaça de tsunami a todos os pontos a 300 quilômetros do epicentro", disse Hillebrant-Andrade. "Estamos revendo o potencial de impacto em Cuba", disse ele.
Fonte: cuba.cu
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.