Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA SOLIDÁRIA


Hoje (15) foi dia de caminhar no centro da cidade. A cada sábado destinado a um "rolê" na área central de Floripa sou brindado com uma nova experiência, as ruas que aparentemente não mudam só precisam de um olhar com um pouquinho de atenção para ver que estão em constante movimento, estão vivas e em constante transformação. Estão repletas  de histórias, de pessoas que vão e vem num eterno movimento, como o pendular da batuta que dita o ritmo da orquestra.

Dona Angelita (esquerda) e Dona Vera (direita) no Empório Economia Solidária. Foto: Santiago Siqueira

Nestas caminhadas não é difícil esbarrar em diferentes histórias e hoje foi exatamente isso que aconteceu, um rápido, porém, prazeroso esbarrão na história de Angelita e Eva. Elas trabalham no Box 46 N do Mercado Público da cidade. Trata-se do Empório Economia Solidária onde eles produzem, comercializam, consomem, distribuem e trocam tudo aquilo que é necessário para viver sem explorar as pessoas e respeitando o meio ambiente. Segundo o que defendem, a economia solidária é uma "alternativa de geração de trabalho e renda e inclusão social, sustentada em formas coletivas, autogestionárias, justas e solidárias com práticas econômicas, sociais, culturais e políticas."

Além dos mais variados e delicados objetos artesanais ali expostos e prontos para serem vendidos no Empório Economia Solidária você pode ter uma bela prosa e conhecer um pouco mais da história viva da querida Florianópolis pelo olhar dessas simpáticas jovens senhoras.

Convido você, caro leitor, a conhecer um bucadinho dessa história acessando a página do Empório Economia Solidária no Facebook. https://www.facebook.com/emporioecosol e não deixe de visitar a loja física no Box 46 N no Mercado Público de Florianópolis.




#GeografiaEscolar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa-múndi - continentes e oceanos

 

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te